Chegou o Tempo de Acender a Lareira

Cheguei a casa molhado. Não muito, mas mesmo assim molhado. Uma chuva tonta. Daquelas que chega sem avisar. Mas foi violenta. Caiu assim rápida e forte. Não durou muito. Mas foi o suficiente para fazer parar o trânsito no meio da cidade. O suficiente para afastar as pessoas das ruas. Para as lojas ficarem desertas. Mas os cafés encheram. As pessoas recolheram ao quente dos cafés para beber um chá. Um copo de vinho. Uma imperial. Enquanto esperavam que a cidade se libertasse do seu trânsito caótico e compacto para poderem fluir para casa.
Eu fui a pé. A correr de toldo em toldo. Sem chapéu. Até casa. Cheguei cansado. Molhado. E com uma pieira desgraçada.
Acendi a lareira. Para me aquecer. Aquecer a casa. Sentei-me frente à lareira. No chão. Sem televisão. Sem música. Sem livros nem revistas. Sem redes sociais. Sem barulho. Em silêncio. Quase em silêncio. Tinha a companhia do crepitar da lenha a arder na lareira. E deixei-me ficar ali a vê-la aconchegar-me.
Aproveitei a lareira acesa para fumar um cigarro sem abrir a janela.
Senti-me cansado. Não tinha fome. Não tinha vontade de cozinhar. Deixei-me ficar ali. Descalcei as botas. Tirei o cinto das calças e abri o primeiro botão. Libertei a barriga.
Não queria acender a lareira porque é uma volta sem regresso. Ao acender hoje, vou passar a acender todos os outros dias. Vou passar a sentir-lhe a falta se não a acender. Mas estava molhado. E com bastante frio. Sentia-me gelado.
Aqueço. Puxo uma mantinha para cima de mim. Deixo-me ir com as chamas. Deixo-as levarem-me para o sono. Sou muito fácil de ser levado. E sinto-me ir. Sei que estou de sorriso na cara enquanto a lareira me mantém quente e o crepitar da lenha a queimar me embala e eu parto para o sonho.

[escrito directamente no facebook em 2018/10/30]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s