Sardinhada de Santo António

Era noite de Santo António. Mas veio o São Pedro e fodeu tudo.
Eu comi umas sardinhas assadas no forno. Polvilhadas de sal grosso. Fiz uma salada de pimentos verdes e vermelhos, cebola e alho e levei a aquecer numa frigideira com azeite. Só uma ligeira cozedura. Depois aqueci na torradeira uma fatia de pão de Rio Maior.
O cheiro começou a invadir a casa. Tive de fechar a porta da cozinha para libertar os quartos deste cheiro.
Coloquei a fatia de pão num prato. Fiz a cama no pão com os pimentos e a cebola e coloquei a sardinha por cima. Com uma colher retirei um pouco de azeite da frigideira dos pimentos e da cebola e espalhei por cima da sardinha.
Abri uma garrafa de Tellu’s, Douro 2016. Sentei-me à mesa e degustei. Lambi os beiço. Estava um sabor.
Liguei a televisão para o noticiário me acompanhar o jantar.
Lisboa estava à pinha. Os pequenos largos dos bairros mais populares estavam cheios de turistas a pagarem cinco euros por uma sardinha mirrada tombada numa fatia de broa, pequena e seca.
Estava a ver o directo na televisão quando, de repente, e sem aviso, caiu uma carga de água sobre Lisboa e levou de enxurrada os santos populares.
Os turistas nem se aperceberam do que lhes caiu em cima. Estavam sorridentes, encharcados e gritavam para a televisão que continuava em directo Very typical! OMG, it’s very typical!, e sorriam, sorriam com pedaços de sardinha presos entre os dentes.
As noivas de Santo António ficaram retidas na Sé de Lisboa. Os noivos saíram para ir ao Campo das Cebolas comprar tabaco e nunca mais regressaram.
O resto da equipa do Sporting pediu a rescisão de contratos e Bruno de Carvalho ficou sozinho como presidente, vogal, treinador, jogador e empresário.
Desliguei a televisão e fui fazer café. Bebi-o.
Abri a porta da rua e desci à cidade. Aqui estava uma bela Primavera a caminho do Verão. Acendi um cigarro e deixei-me levar pelas ruas vazias de turistas da cidade e a pensar A Edilidade da minha cidade fez um belo trabalho.

[escrito directamente no facebook em 2018/06/12]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s