Um Jantar Caseiro numa Sexta-feira 13

É Sexta-feira.
Normalmente é dia de sair com amigos (e são incontáveis, os dias, e foram incontáveis, os amigos).
Normalmente são dias em que janto fora de casa com os amigos (e quantos foram os jantares que já lhes perdi a conta e as contas).
Mas hoje jantei em casa.
Jantei em casa. Não na minha, que não tenho. Mas em casa. Em casa de alguém que tem casa e gosta de a partilhar.
Comi comida confeccionada em casa, como se fosse um banquete de amigos num restaurante cinco estrelas onde os amigos se reúnem debaixo de um prazer colectivo: o prazer único pela comida e pela conversa. Nada de muito especial. Nada de muito refinado. Nada de gourmet (palavra tão sem sentido como gomas de coca-cola).
Mas em casa.
Comida feita em casa. Com coisas encontradas em prateleiras e gavetas e armários da casa. Como o frasco das pimentas (de diversas estirpes), todas misturadas à mão, abertas de uma caixa merdosa de plástico frágil, e passadas para uma embalagem de plástico mais grosso e com ar mais… Mais fixe!, e que fica bem plantado na mesa onde se come.
Serviram-me bifanas fininhas estaladiças, com partes encarnadas, tostadas, apelativas como um pitéu sul-coreano (ainda tenho memória da Expo94 que faz 20 anos), acompanhadas de legumes salteados mas não muito fininhos, daqueles que mal se percebe o que se está a comer. Não, legumes cortados com o tamanho suficiente para se perceber o que se estava a comer e como e porquê e se deixava explodir na boca em todo o seu esplendor e sabor.
O vinho? Uma adega de Borba que estava em promoção, a 2,40€, e que soube como se fosse um Mouchão.
No final da refeição eu deveria ter avançado para a limpeza da cozinha e lavado a louça, coisa que gosto de fazer e me dá especial prazer. Mas achei mais importante vir falar das amizades construídas, não à base de, mas à volta da mesa. No final ainda irei ajudar a acabar outra dessas garrafas de promoção que caem tão bem na alma.
Sexta-feira? 13? Há dias em que são uma maravilha.

[escrito directamente no facebook em 2018/04/13]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s