A Grande Superfície

Eram dez menos dez. Dez menos dez. Faltavam dez minutos para fechar a grande superfície, nome pomposo para falar de um supermercado enorme com défice de empregados.
Eu tinha uma garrafa de Dona Ermelinda na mão. Nem sequer era um grande vinho. Palmela. A quase três euros. Uma garrafa que se bebia em dois tempos a acompanhar um pedaço de frango do Pingo Doce enquanto ouvia o Benfica a ver-se aflito para levar de vencida os enormes vitorianos de Setúbal. É que nem sequer eram chocos fritos. Era um mero frango assado do Pingo Doce que de assado não tinha nada.
E eu só queria o Dona Ermelinda. Na verdade nem o queria, porque prefiro sempre um alentejano, mas a carteira assim o requeria e o Dona Ermelinda estava em saldo e assim teve de ser.
Eram dez horas da noite. A fila não andava. Era gente com as compras do mês. Às dez da noite. Com filhos pequenos a pedinchar M&M’s, chicletes e gomas de todas as cores e feitios, sabores e tamanhos, com e sem açúcar.
Perguntei se não havia mais gente para abrir outras caixas. É que eu só queria uma garrafa de Dona Ermelinda, e na verdade nem a queria. Mas queria despachar-me para ir ver o resto do jogo com o frango assado, que nem é assado, do Pingo Doce.
Que não. Não há mais gente. Ninguém quer trabalhar.
Ninguém quer trabalhar? perguntei. Ou ninguém quer trabalhar com estes salários miseráveis que são pagos a quem trabalha fora de horas e tem que aturar gente estúpida como eu?
Larguei ali a garrafa de Dona Ermelinda, arranquei no carro até à rulote mais próxima e propus-me comprar um pacote de vinho daqueles da cartão, que sabe a tudo menos a vinho, inteiro, rápido e ainda assisti ao golo da vitória do Benfica marcado pelo Raúl Jiménez de penalty, que se foda!, e que dera a vitória ao Rui, a mim e a seis milhões de benfiquistas por este país fora. E quanto à grande superfície, olha, que tenha muita sorte, muitos empregados e pague melhor. Isto, se quer continuar a ter clientela.

[escrito directamente no facebook em 2018/04/07]

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s