A Tentar Parar o Tempo

Hoje saí de casa e não devia ter saído.
É véspera da véspera. E é Sábado, fim-de-semana grande. Estamos às portas do Natal e toda a gente regressa à casa da família. Vêm ver os pais e os amigos. Vêm matar saudade dos sítios e do que viveram nos sítios. Vêm tentar fazer parar o tempo. Não conseguem, nunca conseguem, mas continuam, ano após ano. Como num mantra.
Eu sei do que falo porque já fui um deles. Também vivi longe e regressava no Natal para matar saudades. Mas de todas as vezes saía daqui com um amargo de boca. Porque o passado é passado e a história não se repete e os passos levam-nos para o futuro, e não há buracos de minhoca que nos faça regressar ao passado. Por mais que o queiramos.
Depois de jantar fui ao café. Estava cheio. Cheio de gente que conhecia, cheio de gente que já foi minha amiga, cheio de gente que já amei. Cheio de gente que já não via há uma eternidade. E de repente…
E de repente não queria estar ali. Queria ir embora e esquecer este presente. Preferia lembrar o passado como tal. Nem sei porquê. Fui cumprimentando pessoas com quem já partilhei muita história, e abracei muita gente com quem troquei intimidades, e senti-me distante. Perdi a empatia. Já não sentia nada. Um deserto de emoção. Um vazio. Não queria estar ali. Não queria ver aquelas pessoas.
Sai do café. Passei a correr pela esplanada, como se fosse buscar alguma coisa a qualquer lado. Uma coisa que tivesse esquecido. E fui embora. E deixei-os lá para trás, na memória.
Regressei a casa. À minha casa. À casa onde vivo a minha vida, o meu presente. Liguei a televisão. O barulho acalmou-me. Aos poucos fui regressando ao presente, a este presente. Um presente imperfeito, mas que é este e é meu.
E de repente, outra vez de repente, lembrei-me: os meus filhos? Ainda não falei com os meus filhos. Este é o meu presente. Tenho de falar com os meus filhos. É Natal e tenho de falar com os meus filhos.

[escrito directamente no facebook em 2017/12/23]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s