Quando o Jardim Era Jardim

Era hora de almoço e passei pelo extinto jardim da cidade. Estava cheio de crianças a almoçar ao sol pouco quente deste Inverno frio. Haja alguém que viva aquele espaço tão mal tratado por quem o devia tratar com o amor que merece. Mas há gente que não sabe o que é o amor.
Passo por ali todos os dias. Passo porque me dá jeito passar. Gosto de andar a pé pela cidade. A cidade é pequena e eu não tenho carro. Mas também gosto de lá passar pelas memórias. Umas boas, outras menos boas. E percebi isso hoje.
Gosto de me lembrar que namorei ali algumas vezes com uma miúda que depois ia apanhar a carreira para a periferia da cidade – a rodoviária é ali ao lado.
Quando fumava, gostava de me sentar ali, naqueles bancos, a fumar e a olhar quem passava.
Agora continuam ali a sentar-se namorados à espera da carreira. Mas já não sou eu. Eu já sou só uma memória desses tempos.
Agora passo por ali sozinho. E ultimamente não tenho gostado de lá passar. Não pelas namoradas, pelas crianças que lá almoçam nem pelo que fizeram ao pulmão da cidade, mas porque me lembra a passagem do tempo, aquilo que fui e o que sou. E, também, porque passo por lá sozinho.
Mas hoje, quando por lá passei e vi aquelas crianças a almoçar, e me lembrei de quando frequentava aquele jardim, quando o jardim era um jardim, percebi que essa era a minha riqueza, as memórias boas que trago sempre comigo e que me aconchegam nos momentos mais tristes e solitários. E foi nesse momento que lembrei essa miúda com quem eu ali namorei alguns fins-de-tarde, e foi nessa altura que entendi que, afinal, gostava de passar por ali.
E ao sol frio do início da tarde, ao passar naquele jardim tão mal tratado, e ao ver aquelas crianças a almoçar, senti uma alegria imensa e sorri, um sorriso tão grande e sincero que, por momentos, se tornou riso. E ri e gargalhei.
E no meio daquela alegria toda ouvi-me dizer cá dentro Quem se preocupa com o futuro quando teve um passado tão bonito e cheio?

[escrito directamente no facebook em 2017/12/04]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s