Dilemas

Desci à padaria do bairro. Fui comprar um pão saloio já fatiado que é bom para torrar ou fazer umas tostas e as fatias nunca ficam tortas, nem mal cortadas, nem deixo migalhas espalhadas pela bancada da cozinha.
Aproveitei para comprar um Bolo Rei de ontem, que estava com desconto. Mas vou deitar fora as frutas cristalizadas de que não gosto.
Também bebi café, que na padaria há uma máquina de café expresso. E estava eu encostado a um balcão alto, junto à janela, a beber o meu café, quando ela entrou.
Cumprimentámos-nos com um Olá! Olá!, mas foi um cumprimento envergonhado. Sabia que teríamos de falar, deveríamos falar, mas também sabia que não iríamos saber muito bem como. Aqueles anos todos de cumplicidade, aquela intimidade que tínhamos, esfumou-se. Agora parecíamos dois estranhos que se conhecem. E isso é uma coisa muito estranha. E difícil de lidar. Ela ficou ali parada, no meio da padaria, sem saber muito bem o que fazer. Se me vinha dar um beijo ou fugia para o balcão. Eu estava mais confortável, porque já lá estava, e estava encostado ao balcão da janela a beber o meu café. Eu só teria de decidir se já tinha bebido o café todo, ou não. Se arriscava mais conversa, ou não. E saiu-me, mais rápido da boca que da cabeça Queres beber um café?, e ela rápida também, quase automático Não, obrigado, estou com pressa!
E assim, nuns passos tímidos e um pouco atabalhoados, dirigiu-se ao balcão. Eu fingi que continuava a beber o café e fui olhando para ela. Ela foi atendida, pagou e voltou-se para ir embora. E quando passou por mim levantou um pouco a mão, num gesto de adeus e disse A gente vê-se! Eu acenei que sim, com a cabeça, e segui-a com o olhar porta fora.
Levei a chávena de café à boca mas percebi que estava vazia.
Fiquei indeciso. Já não sabia se devia beber outro café ou ir embora para casa. Ela já tinha saído. Afinal, ela acabou por resolver o problema dela. E eu? Como é que iria resolver o meu? Ficava ali ou ia embora? Que porra. E eu só queria o pão e o Bolo Rei.

[escrito directamente no facebook em 2017/12/01]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s