A Solidão, por Vezes, É Atraente

Finalmente chegou o frio.
Entrei em casa a esfregar as mãos, coisa que detesto ver fazer. Mas estavam enregeladas. Quando saí de manhã de casa, não estava preparado para este estado do tempo. O sol estava a brilhar e o dia prometia continuar Verão Outono dentro. Afinal, enganei-me, como muitas vezes na vida.
Sem casaco, fui um sucesso à porta do Pingo Doce, com as senhoras a julgarem-me uma espécie de super-homem de hormonas protectoras.
Quando entrei em casa, sentia-me prestes a desmaiar. Acendi o fogão e coloquei lá por cima as mãos, para aquecerem rapidamente.
Fui ao roupeiro buscar uma mantinha e sentei-me na sala todo encolhido, com a mantinha sobre mim, a tentar aquecer-me.
Liguei a televisão. Apanhei com o telejornal. E adormeci.
Quando acordei estava a dar uma telenovela. Ou assim parecia. Estava cheio de calor e atirei a mantinha para cima do outro sofá.
Fui à cozinha e acendi um cigarro. As janelas embaciadas não me deixavam ver a rua. Abri uma das janelas e olhei para fora. Não se via vivalma. O meu sopro mandava vapor para a rua. Uma mistura de fumo do tabaco e o vapor do calor da minha respiração no frio do ar.
O telemóvel acusou a chegada de uma mensagem. Um amigo a convidar-me para jogar Risco. Há anos que não faço uma partida de jogos de tabuleiro. Fiquei com vontade de jogar, mas estava bem ali, sozinho, à janela, a olhar a rua vazia, a fumar um cigarro e a ver o fumo que lançava para fora. Ri-me com a simplicidade dos meus pensamentos.
Levantei-me e fui buscar um copo de vinho. E voltei para ao pé da janela aberta e do frio que contrastava com o calor da casa. A solidão, por vezes, é muito atraente. Sentimos-nos bem connosco. Sem necessidade de falar, explicar, justificar. Podemos só ficar ali assim, sem nada de especial, sem motivo, só estar ali assim, a fumar um cigarro, entre o frio e o calor, a olhar a cidade deserta.
Não sei quanto tempo ali fiquei, nem quantos cigarros fumei. Mas quando dei por isso, já o sol nascia atrás das casas, lá do outro lado.

[escrito directamente no facebook em 2017/11/08]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s