Os Croissants Doces São Sempre Mais que os Salgados

É horrível este Verão em Outubro.
Esteve sol, calor e uma luminosidade que me obrigou a por os óculos escuros quando fui à rua fumar um cigarro. Pausa de cinco minutos, não vá um gajo fumar o maço inteiro.
Ainda deu para ver as moças que voltaram a destapar as costas e a subir as saias. Um regalo. Não me ligam nenhuma, mas gosto de apreciar.
Depois de fumar o cigarro voltei para o café. Peguei numa luva e fui abrir o forno dos croissants. Veio lá de dentro um bafo quente, pior que o da rua, o que me fez ter vontade de voltar para lá e fumar outro cigarro.
Tirei o tabuleiro dos croissants do forno e distribui-os em tabuleiros mais pequenos na vitrine. Os doces e os salgados. Os doces eram mais. São sempre mais.
Depois espreitei para o forno dos pastéis de nata, mas ainda estavam um pouco crus.
Foi então que as pessoas que estavam no café saíram todas, rapidamente, em alvoroço, e foram até à zona da esplanada. Perguntei o que se passava, mas ninguém me ligou.
Fui também até lá fora.
Na zona da esplanada estava um sujeito completamente bêbado, em tronco nu, a bater com a fivela do cinto na cabeça de um outro sujeito, barbudo e robusto. Este caiu para cima de uma mesa e deitou tudo o que lá estava ao chão. Pegou numa garrafa caída e partiu-a na cabeça do bêbado que começou a deitar sangue abundantemente. As pessoas romperam num burburinho. O bêbado afastou-se a sangrar. Houve uma mulher que foi ver como é que ele estava. O barbudo voltou a sentar-se à mesa, como se nada se tivesse passado, puxou de um cigarro e acendeu-o. As pessoas começaram a dispersar. Do interior do café veio um aviso sonoro, incómodo. Fui a correr, abri o forno dos pastéis de nata e vi que estavam todos queimados e a deitar fumo. Pensei que teria de os pagar. Pensei que o dia de trabalho seria para pagar ao patrão. Que porra.
Maldito Verão de Outubro que altera as pessoas e fode-me a vida.

[escrito directamente no facebook em 2017/10/07]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s