E Parti

Estive sentado no muro à espera dela.
Íamos dar a volta ao país e ver as coisas que nunca tínhamos visto. Descobrir Portugal de lés-a-lés. Sem horários, sem horas de chegada, sem stress.
Visitar sítios, comer coisas boas e diferentes, aprender, conhecer, descobrir… Uma espécie de visita de estudo mas em bom, eu e ela, sem professores, amigos ou outras chatices, os dois sozinhos, país fora, mão-na-mão, olhar pelo canto do olho, sorriso simples e disfarçado ao canto da boca.
Mas esperei e desesperei.
Já quase no fim do maço de cigarros, fumados um atrás do outro em sôfrego desespero, recebo uma mensagem: Vou para Barcelona. Ajudar à causa. Desculpa.
Qual causa?, pensei.
Depois visualizei umas velhas a levar bastonadas, gajas a serem empurradas pelas escadas abaixo… E percebi. Finalmente chegou o apelo. Há mulheres a quem o relógio biológico transforma em parideiras. Outras, pagas à hora, tornam-se carpideiras. E há umas, poucas, que têm uma epifania e acham que nasceram para salvar o mundo. Vão para cenários de guerra ou de calamidade. Conheci uma rapariga que se voluntariou para ir ajudar os haitianos, aqui há uns anos. Voltou poucos dias depois, violada e arrasada psicologicamente. Ainda hoje não consegue sair de casa sozinha.
Barcelona?
E eu? E nós?
E depois disto tudo?
Ainda não tinha percebido o que fazer quando chegou outra mensagem: Fui com o teu irmão. Queremos ambos fazer muito isto. Beijos.
Tinha dois meses de férias antes de voltar para a faculdade. Tinha o dinheiro dos fins-de-semana de trabalho, durante um ano inteiro, na carteira.
Fui até à estação dos comboios e comprei bilhete para o primeiro que chegasse. E parti. Sem destino.

[escrito directamente no facebook em 2017/10/03]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s