E o Outono Caiu

Chegou o Outono. Ou melhor, caiu.
Entre Agosto e Setembro o tempo mudou bastante e rapidamente. Em menos de um mês passaram-se duas estações. Tenho de assaltar o guarda-fatos, recuperar roupa mais quente, algumas mangas compridas, camisolas, casacos…
A casa está fria. Mas não posso ainda ligar os aquecedores. O dinheiro gasto no Verão não chegou ao Outono. A liberdade na praia prende-me agora aqui, na cidade. Vou ter de esperar até fazer mais frio. E espero que não seja já amanhã.
Saí para a luz do dia, para aproveitar os últimos raios de sol que se aventuram para cá do equinócio. Fui à procura da senhora das castanhas, ao sítio onde ela tem estado nos últimos 30 anos, e não a encontrei. Ainda não é frio suficiente para as castanhas. As mãos ainda se aguentam sem luvas. O bafo ainda não faz nuvens. Só o fumo do cigarro ainda se vê.
Dou uma volta pela cidade e reparo que recomeçou a azáfama normal. Os emigrantes e os turistas já partiram e as gentes da cidade já retomaram as suas vidas, a escola recomeçou, as lojas já apresentam as promoções da rentrée e já se sente no ar a aproximação do Natal. Sim, parece que vem longe mas está já aí, ao virar da esquina. Sinto-lhe o cheiro. Amplia este sentimento de solidão que me arrepanha o peito.
Volto para casa. Olho à minha volta. O que é que vim aqui fazer? O que é que tenho de fazer?
Sento-me no sofá, frente à televisão desligada. Vejo lá fora, através da janela, os raios de sol a morrerem com a chegada da noite. Sinto um arrepio e penso se não podia hibernar. Voltar a acordar só quando valesse a pena.
Vejo o meu reflexo no ecrã vazio da televisão. E o que é que valerá a pena, afinal?

[escrito directamente no facebook em 2017/09/23]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s