As Camarinhas nas Dunas do Pedrogão

É Setembro. O fim do Verão, o fim das férias.
Eles estão a fazer as malas e a fechar a casa. Agora só lá voltariam no próximo Verão. Talvez no Natal. Era uma casa de família, ali na marginal do Pedrogão, a única praia do concelho de Leiria e que já deixou os tempos de glória lá para trás no tempo. Casa de família num tempo em que estas casas de férias faziam sentido e eram possíveis de adquirir. Agora, eles estavam gratos pela casa e pelas férias que lhes proporcionava.
Tinham a televisão ligada enquanto fechavam as portadas, por causa da maresia, e desligavam tudo e fechavam as malas.
Ele estava a levar as malas para o carro. Ela estava parada em frente à televisão a ver as imagens da devastação provocada pelo furacão Irma no Atlântico Norte. Ele entra em casa e ela diz Estamos num cantinho do céu, mesmo assim, ao qual ele responde Sim, e a abraça.
Desligam a televisão, o quadro eléctrico e fecham a porta da rua.
Entram no carro e circulam devagar pela marginal, vendo o mar lá ao fundo, recuado, dizendo adeus e a pensar como ele sobe até à estrada quando está furioso.
Deixam o Pedrogão e vão pela estrada junto ao mar, devagar por causa das lombas que as raízes das árvores levanta no asfalto.
Mais longe ele encosta o carro à berma da estrada. Sai com um saco de plástico na mão e diz Anda! e ela vai e diz Não se vê vivalma. Ele dá-lhe a mão e puxa-a para o cimo de uma duna para apanhar camarinhas. Há muitos anos que não as comia, diz ele. Ela sorri e ajuda-o a apanhar as camarinhas. Vou fazer um doce de camarinhas, diz ela. E ele pergunta-lhe Achas que ela gosta? E ela sorri e responde Ele! Riem os dois com gosto e sinceridade. Estão contentes e ele coloca-lhe a mão na barriga, espera um pouco, e volta a dizer Não, definitivamente é ela.

[escrito directamente no facebook em 2017/09/07]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s