Outono

Já se sente o cheiro do Outono. Nas roupas das raparigas, nos sacos com os manuais escolares que os pais carregam, na luz mais fria e de morte mais rápida que torna o dia já bem mais pequeno, na falta da algaraviada luso-francesa e no arranque do campeonato de futebol.
Já se antecipa o cheiro das castanhas, as luzes do Natal, os sacos cheios de embrulhos e as raparigas penduradas nos braços dos rapazes, a aproveitar o calor que emanam.
Passei pela cidade ao lusco-fusco e senti-me numa cidade irreal, que, sendo a mesma, era outra. As luzes da cidade ainda não estavam acesas, mas os carros já circulavam com os faróis ligados, o que transformava as ruas numa imensa discoteca de luzes psicadélicas, às quais vinham fazer companhia alguns carros de escape aberto, vidros em baixo e alta-fidelidade, mesmo quando fanhosa, no máximo: sim, fartei-me de ouvir a distorção saída de vários carros, primos pobres de algum tunning.
Acabaram-se os festivais de Verão, as cervejarias da cidade voltam a ter imperial, que ela já não foge para as praias, assim como os jornais, que já sobram e todos já conseguem ler A Bola.
As esplanadas já começam a ficar vazias, os veraneantes regressam queimados de fazer inveja e as meninas começam a pedir chá de odores esquisitos enquanto aguardam a hora do recolher.
Os mais velhos já transportam guarda-chuvas, os mais novos voltam às calças, os pais às horas extras e as mães também (não podemos ser discriminatórios porque, na verdade, as mães começam a ficar de olho no amigo do filho que viram na praia este Verão, mas isto não se pode dizer).
E eu, eu começo a ficar com uma grande neura que me falta a luz do dia. E tenho de voltar ao sedoxil.

[escrito directamente no facebook em 2017/08/28]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s